Sobre a resistência mecânica de cercas e gradis

Sobre a resistência mecânica de cercas e gradis

Este texto destina-se a esclarecer a resistência mecânica exigida por normas técnicas, nas cercas ou gradis para proteção de crianças de idade até cinco anos.

As normas técnicas aplicáveis são similares à NF P 90-306 Barrières de protection (França), que é específica para piscinas de uso individual ou coletivo, para crianças de até 5 anos de idade.

A norma brasileira ABNT NBR 14.718/08 Guarda-corpos para edificação refere-se a balaústres de edifícios de qualquer altura.
Usualmente, os produtos oferecidos no mercado costumam ter acessórios e reforços que dificultam a abertura das cercas por crianças de maior idade.

Ambas normas técnicas definem a aplicação de esforços estáticos e dinâmicos, a um trecho de cerca com 2 metros de comprimento, fechado e firmemente ancorado em pilares de concreto laterais.

Forças aplicadas às colunas isoladas, como têm sido mostradas em alguns sites não são ocorrências de uso normal e por isso não são consideradas nas normas.

Tais forças surgem apenas em atos de vandalismo.

NF P 90-306:
Não define resistência a esforços horizontais porque é implícita na resistência ao impacto.
A resistência ao impacto é aferida por meio de impactos de grande energia (150 joule= 10kg de massa caindo de 1,5m), aplicados ao centro de um dos setores da cerca ou do gradil. A aprovação do produto requer que, após o ensaio, determinado gabarito prismático não ultrapasse a cerca ou gradil. Deformações permanentes no produto são aceitas.
Define também que para destacar uma coluna do solo seja necessário mais que 12kgf.

ABNT NBR 1.718/08 Par. 5:
A resistência a esforços horizontais é aferida pela deformação provocada por cargas aplicadas ao corpo de prova, um trecho de 2m de cerca com extremidades ancoradas em colunas de concreto. A aprovação requer deformação menor que 20mm, aplicados 70 kgf horizontais no topo das colunas.

A resistência ao impacto é de 600 joules, quatro vezes maior que a da NF P 90-306. A aprovação
requer que, após o ensaio, determinado gabarito prismático não ultrapasse a cerca ou gradil. Deformações permanentes no produto são aceitas.

CERCA e GRADIL GUARTECS

Atendem às exigências de esforços estáticos, na cerca ou no gradil fechados.

Quanto à resistência ao impacto foram ensaiadas e aprovadas pela norma mais rigorosa, ABNT NBR 14.718/08, conforme os relatórios LPC/276.280/14 e CCC /299.562/1/18 do Laboratório Falcão Bauer, São Paulo.

Para melhor visualização destes ensaios, reproduzimos fotos no caso do gradil.

Na foto no. 1, mostra-se a massa de 40 kg à direita. Na foto no. 2, mostra-se o gabarito prismático e o único dano permanente após o impacto.

Faça um comentário